segunda-feira, 17 de março de 2014

Como Fazer Tarefas ou Trabalhos Escolares

TAREFAS E TRABALHOS ESCOLARES

AS AULAS

A maioria dos alunos fazem aulas em um período que pode ser, pela manhã, à tarde ou noite e sempre tem um ou dois períodos livres para estudar e fazer trabalhos e tarefas, a não ser para aqueles que trabalham e estudam.

Para quem trabalha durante o dia e estuda à noite, os horários para os estudos e trabalhos, são raros e curtos. Se for o seu caso, então deve criar regras e métodos para aproveitá-los ao máximo. Para os alunos que estudam à noite é porque trabalham durante o dia, sendo assim não são passadas tarefas para casa, somente os trabalhos e terá que estudar para as provas, sendo assim ainda terão que achar tempo para estudar.

AS TAREFAS

As tarefas são planejadas pelos Professores e pelos Pedagogos, como uma forma de reforçar ou fixar a matéria estudada em aula.

As tarefas serão um complemento dos estudos das últimas aulas.
  • Horário da Tarefa
A melhor hora para fazer a tarefa é o quanto antes possível.

O ideal é o aluno chegar em casa, trocar de roupa, alimentar-se (almoço, jantar ou café), normal, sem exageros e iniciar as tarefas.

Não iniciar nenhuma outra atividade até concluir as tarefas.

Nada de TV, computador, jogos, passeios, nada mesmo. Nada em paralelo e nada interrompendo.
  • Local de Tarefas
O melhor local é sobre uma mesa, limpa, de bom tamanho, uma cadeira na altura certa e com algum conforto, uma boa iluminação e silêncio. Sem celular, sem som, sem computador e sem TV.

As pessoas da casa (familiares) devem respeitar este teu horário e auxiliar se necessário ou pelo menos não atrapalhar. Aqueles trabalhos domésticos barulhentos devem ficar para depois.
  • Ajuda nas Tarefas
Em muitos casos, o aluno vai necessitar da ajuda de outra pessoa. Normalmente são os Pais que ajudam, mas pode ser um irmão mais velho ou um parente. Os Pais auxiliarem seus filhos é um dever para ser feito com prazer.

Quem se dispor a ajudar, deve ter a mesma paciência de um Professor. Deve ser prestativo e demonstrar interesse em ajudar.

Quem se dispor a ajudar não pode de maneira alguma ofender o “aluno”, independente da dificuldade que apresente em entender determinado assunto. Nunca reclamar por ter que ajudar.

Você deve ajudar, mas nunca fazer a tarefa por eles. Nunca oferecer nada em troca pela execução das tarefas.

Os Pais devem conferir os resultados das tarefas depois da correção do Professor.

ESTUDANDO EM CASA

É comum o aluno estudar em casa quando tem alguma prova programada, mas o ideal é estudar sempre, independente de prova. O Aluno deve estabelecer um horário só para estudos.
  • Horário de Estudar
Diferente do horário de tarefa, o horário de estudar é mais flexível. O ideal é estabelecer quantas horas por dia precisa estudar, assumindo assim certo compromisso que será levando como uma responsabilidade de cumprir suas metas. É flexível, mas tem regras, pois caso contrário não vai dar os resultados esperados.
  • Local para Estudar
O local pode ser mais liberado, mais à vontade. O aluno pode estudar na sala, no quarto, ao ar livre ou na casa de um colega. É bom estabelecer quantas horas precisa estudar por dia e seguir este tempo como regra.
  • Como Estudar
Também é mais flexível a maneira de estudar em relação ao fazer as tarefas.

Você pode estudar ouvindo som, assistindo um filme, mas sempre buscando fixar a matéria. Não jogue seu tempo fora. Não engane a si mesmo, fingindo estudar. Se algo lhe tira a concentração ao ponto de não aproveitar nada do que lê, então corrigir e mudar o sistema de estudos.

Você deve saber que tudo que possa te distrair significa que estará atrapalhando seus estudos. Existe algo que atrapalha os estudos para alguns e faz bem para outros. Por este motivo não existe uma norma, regra ou padrão.

OS TRABALHOS ESCOLARES

O trabalho escolar amplia o aprendizado do aluno e permite comprovar conhecimento adquirido, desenvolve sua capacidade de pesquisa e ainda socializa toda a turma quando o trabalho é em grupo ou o resultado será apresentado para todos em sala de aulas.

No futuro terá facilidade em seu curso de graduação, pois sempre terá trabalhos a fazer e apresenta-los em sala de aulas, além de executar trabalhos na empresa, onde estiver trabalhando.
  • Prazo para Entrega
Considerando que os Professores são justos o suficiente para pedir trabalho com tempo hábil para sua execução, o Aluno deve iniciar o mesmo a partir do pedido do Professor.

Para um Aluno, nada pode ser mais importante que concluir o Trabalho Escolar. Os estudos são a sua prioridade número um.

O cumprimento de prazos ensina o Aluno a ter responsabilidade pelas suas obrigações.
  • Local para Fazer
O local varia de acordo com o que for pedido, qual o assunto e qual o grau de complexidade ou da necessidade de sua execução em grupo ou não.

O local pode ser uma biblioteca ou a casa de um dos membros do grupo.
  • Como Fazer
Atualmente, a maioria dos trabalhos são baseados em pesquisas, sendo assim, o trabalho será feito diretamente na Internet ou numa biblioteca.
  • Como Finalizar
A finalização será a garantia da nota. Pode ser por entregar dentro do prazo solicitado e também pelo conteúdo e aparência.

Tudo que for feito às pressas será mal feito.

Se concluir o trabalho antes, entregue antes. Nunca deixe para o último dia.

O trabalho deve ter capa e sumário. Capriche nas imagens. Muito cuidado com as regras e instruções passadas pelo Professor. Em alguns casos eles não aceitam trabalhos copiados pela Internet.

O OBJETIVO

O objetivo de tarefas ou trabalhos escolares será o de complementar os estudos, fixar e comprovar os conhecimentos adquiridos em aula.

Outro objetivo é uma preparação para o aluno enfrentar a universidade, na sua graduação e também para prepara-lo para a vida profissional.

GRADUAÇÃO

Na graduação, em qualquer área, todas as faculdades exigem muitos trabalhos que devem ser feitos em paralelo com as aulas. Os trabalhos em alguns casos valem mais nota que a da prova.

TRABALHO PROFISSIONAL

Todo aprendizado adquirido desde o ensino básico, passando pelo segundo grau e pela graduação, serão utilizados no dia-a-dia no seu trabalho.

Aprender a cumprir prazos, capricho na qualidade do trabalho, saber pesquisar, trabalhar em grupo, ser valorizado e reconhecido com boas notas, tudo serão experiências a serem aplicadas em sua vida profissional.

EMPREENDEDORISMO

Muitos dos trabalhos propostos por vários professores podem ser considerados como conhecimentos que vão facilitar ao empreendedor na hora das escolhas e pesquisas.

CONCLUSÃO

As tarefas de casa e os trabalhos devem ser feitos com prazer e não com pressão, briga, imposição, troca por prêmios, mas sim como uma responsabilidade que cada aluno têm em fase de estudos. Ao seu final, depois de tarefas ou trabalhos bem feitos, eles merecem elogios e o devido reconhecimento por cada esforço.

Prêmios devem ser guardados para um esforço maior, quando passar no vestibular ou na sua formatura.

Uma dica legal que encontrei era o seguinte, enquanto seu filho (a) faz a tarefa ou trabalho, você (Pai, Mãe, Irmão ou Irmã), lê um livro ao lado, junto. Ao final, cada um pode comentar sobre o que fez ou leu.

Abração a todos, boas tarefas e ótimos trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário