quinta-feira, 31 de maio de 2012

A Experiência dos Mais Velhos

A EXPERIÊNCIA DOS MAIS VELHOS

O bom aluno é simples e humilde o suficiente para saber que a experiência dos mais velhos é fundamental para seguir a vida com correção. Ninguém deve querer experimentar todos os possíveis erros que outras pessoas cometeram ou viveram, só para comprovar que estão errados.

A experiência dos mais velhos pode ser o balanço entre a rigidez dos Pais e as informações e dicas erradas dos “amigos” más companhia.

Os “amigos” dizem, não seja bobo, dá pra fazer tranquilo, os Pais dizem que você não pode fazer isto e os mais velhos dizem, eu fiz e deu errado ou eu vi fazerem e aconteceu tudo errado. Vai querer experimentar ou está bom assim? A experiência dos mais velhos deve ser ouvida e considerada.

Os Amigos

OS AMIGOS

As amizades vêm logo depois da Família, isto se quisermos definir um grau de importância ou de influência na conduta de cada adolescente, isto se analisarmos a influência negativa, as más companhias, seria a maior influência negativa e na mesma intensidade a influência positiva.

Colocamos os amigos no segundo grau de importância porque o Aluno, ao sair de casa, a primeira pessoa que encontrará será o (s) seu (s) amigo (s). Isto ocorre na van escolar, no ônibus a caminho da escola, ou antes, pelo caminho, pelas ruas até chegar à escola. Antes de entrar na sala de aulas ele estará com seus amigos. Na sala de aulas ele sempre sentará junto aos amigos. No recreio está junto com os amigos e no retorno para casa será também junto com os amigos.

Esta convivência gera sociabilidade, troca de ideias, ensinamentos e aprendizagem. Na fase da escola é que a criança ou adolescente aprendem mais que com a família, com os Pais.

Nesta mesma fase é que se aprendem coisas, as certa e as erradas também.

Os ensinamentos vindos da família e agora também dos Professores, fazem com que o adolescente desenvolva seu senso crítico, para que possa pesar, analisar e tirar ideias de tudo que aprende e assim separar o certo do errado com relação às ideias trocadas com seus amigos.

Um problema que ocorre nesta fase é que os adolescentes sabem ou desconfiam que estão aprendendo coisas erradas e deixam de comentar sobre isto com os Pais. Os Pais tem que criar um ambiente de conversa e muita confiança para que os filhos sintam-se livres, à vontade para conversar sobre qualquer tipo de assunto. Somente assim eles irão se abrir e comentar coisas estranhas que possam lhes aparecer.